Também conhecidos como influencers digitais, os influenciadores digitais são pessoas com destaque em uma ou mais redes sociais, que por fins comerciais ou não, influenciam uma parte da população por posicionamentos e conteúdos.
A prática não é nova, porém ganhou visibilidade devido ao fácil acesso às redes sociais e seu grande potencial de exposição. O poder dos influenciadores digitais provém não só em relação ao consumo, mas também às atitudes.
Atualmente qualquer pessoa pode ser um influenciador, basta possuir um número expressivo de seguidores fiéis e uma boa taxa de engajamento. Jovens e crianças sonham em ser influenciadores em redes como Instagram, TikTok e YouTube na esperança de conseguirem atenção e muito dinheiro.
Além disso, muitas empresas buscam esses influenciadores digitais em busca de visibilidade e crescimento para seus negócios. Entretanto, como esses influenciadores impactam nas decisões de consumo?
Efeitos de influenciadores digitais no consumo
A decisão da compra envolve diversas fases e influenciadores digitais podem ajudar o cliente a escolher um produto ou serviço espontaneamente.
Dessa forma, a internet deu espaço àqueles que utilizam canais digitais como TikTok, Instagram e YouTube para criar conteúdo e aumentar o reconhecimento e visibilidade da marca. Veja abaixo os principais efeitos dos influenciadores digitais nas decisões de consumo.
Crescimento da marca no mercado através de influenciadores digitais
Esse é um dos impactos do marketing de influência: o crescimento da marca no mercado, graças a participação ativa dos influenciadores digitais, por serem pessoas que dominam um tema específico ou que usam um produto naturalmente e ganham a confiança e respeito dos seguidores.
Contato direto com um nicho de pessoas
Os influenciadores digitais conversam diretamente com um nicho de pessoas, assim possuem credibilidade com o público. De fato, eles passam para seus seguidores, suas experiências e resultados com determinada marca ou serviço e naturalmente incentivam o consumo ou não de um produto, empresa ou serviço.
Ferramenta de conversão instantânea
Os influenciadores digitais são uma ferramenta de conversão instantânea. Sendo assim, aliar sua marca com essas pessoas pode ser a estratégia que falta para o seu negócio se tornar reconhecido no mercado com mais credibilidade.
Por mais eficiente que o marketing de influência e os influenciadores possam parecer, é importante utilizar essa estratégia com atenção, diferente de uma campanha publicitária, o influenciador digital recomenda apenas aquilo que utilizar e confia.
Conclusão
Por fim, o momento pós-compra também é essencial. É nesse momento que o cliente que aderiu a um produto sob influência de um influenciador digital deve sentir que recebeu exatamente aquilo que foi prometido e realmente encontrou o que precisava.
Caso o produto indicado por influenciadores digitais seja aprovado, o cliente pode até mesmo se fidelizar à marca e se tornar um canal espontâneo da empresa, indicando assim para outras pessoas ou comprando mais vezes.
Diga aqui nos comentários se já foi influenciado digitalmente alguma vez!
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Até o próximo artigo =)